HOME

FALE CONOSCO

12/09/2006  
Inglaterra impõe alimentos saudáveis na dieta escolar

Os estudantes ingleses terão sua dieta escolar de hambúrgueres e salsichas substituída por outra muito mais saudável baseada em frutas, vegetais e peixe. As autoridades, dispostas a combater a crescente obesidade nas novas gerações, proibiram as máquinas que vendem doces, batatas fritas e refrigerantes.

Essas novas normas alimentares foram impostas pelo Governo depois que o famoso chef Jamie Oliver lançou um alerta sobre a má qualidade da oferta alimentar nos colégios do país. As escolas deverão incluir no menu diário frutas e hortaliças e pelo menos uma vez em cada três semanas algum peixe rico em gorduras ômega-3. Em vez de doces e refrigerantes, os alunos consumirão pão e água fresca, evitarão o sal e terão o ketchup e a maionese limitados.

Os colégios foram proibidos de incluir no menu mais de duas porções de alimentos fritos por semana e as batatas fritas serão substituídas pelas amêndoas e outros frutos secos sem sal.

O Governo britânico está preocupado com o aumento de até 30% do número de crianças com sobrepeso no grupo de idade compreendido entre 2 e 15 anos. As medidas adotadas na Inglaterra podem se estender a Gales e Escócia, cujas autoridades também estão preocupadas com a crescente obesidade e seu impacto futuro na incidência das doenças cardiovasculares e o câncer